Como se preparar para a entrevista de emprego em inglês?

Muitos profissionais dominam ou têm bom conhecimento do idioma, mas não buscam saber como se preparar para a entrevista de emprego em inglês!

Hoje, vamos dar algumas dicas para que você consiga superar o nervosismo e se sinta pronto para a entrevista em inglês. Partiu?

Fale o suficiente para ser avaliado

Não é hora de economizar nem de exagerar. É bem comum o candidato optar por falar pouco, achando que, assim, diminuirá as chances de errar. Porém, sem conteúdo, o recrutador terá dificuldades de identificar seu nível de fluência. 

Deixe o entrevistador propor os assuntos

Não fale sem antes escutar primeiro. Uma atitude impositiva pode ser prejudicial nessa hora, pois cria a impressão de que você decorou algumas frases ou assuntos. Deixe que o avaliador conduza a entrevista. 

Se ele perceber que o discurso está decorado, é possível que ele mude totalmente o caminho das perguntas para realmente testar o seu conhecimento de inglês.

Fique ligado nos seu vícios de linguagem

Se policie para não usar expressões como “you know”, “kind of”, “like” como muleta.

Nossa dica aqui é que você se grave falando espontaneamente e ouça depois para perceber se está caindo em algum desses vícios ou até cometendo erros de gramática e pronúncia. 

Se fazer isso sozinho é difícil para você, faça um curso de inglês com foco em conversação para ajudar. 

Leia notícias em inglês

Você precisa estar bem por dentro do que está rolando no mundo. Não apenas para entrevistas em inglês, mas para qualquer outra! 

É provável que o avaliador faça perguntas sobre fatos recentes para checar seu vocabulário. Então, que tal criar o hábito de ler notícias em inglês com frequência?

Trabalhe seu vocabulário de negócios

O business english é seu aliado aqui. Uma avaliação oral vai te cobrar vocabulário de negócios, logo, estar familiarizado com alguns jargões e expressões é SUPERIMPORTANTE.

Têm processos que cobram vocabulário específico de uma certa área. Então, my friend, leia mais em inglês, principalmente livros de negócios e sites de notícias do mundo corporativo.

Utilize tempos verbais adequados

Cuidado com a informalidade. Os tempos verbais existem para serem usados corretamente! Não fazer distinção entre fatos passados ou ações futuras é um erro grave. Indicamos que você estude os tempos verbais e suas conjugações para usá-los corretamente em seu processo seletivo.

Saiba a definição correta do seu nível de conhecimento

A referência para saber seu nível de conhecimento no inglês é o CEFR (Common European Framework of Reference for Languages). Essa grade é utilizada internacionalmente para definir o nível linguístico dos candidatos em processos seletivos. 

Se estiver inseguro, faça um nivelamento com a Full English!

E aí, se sente mais preparado para a sua entrevista em inglês agora? Envie essas dicas para um amigo!

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!