7 dicas de como fazer o seu currículo em inglês

currículo em inglês

Ter um currículo em inglês pronto é essencial para quem quer agarrar uma oportunidade no instante em que ela surge. Quer fazer (ou melhorar) o seu? Vem com a gente!

Por que você precisa criar um currículo em inglês

Ter o seu currículo em inglês atualizado é tão importante quanto ter a versão em português atualizada, ainda que você não esteja buscando uma vaga de emprego. Afinal, a gente nunca sabe quando poderá nascer uma oportunidade no Brasil ou lá fora.

Você poderá até ser perfeito para a posição, mas, se o seu currículo não for, é provável que você a perca. 

O primeiro filtro é a seleção pelo currículo e você não estará na frente do recrutador para se explicar.

Como fazer o seu currículo em inglês

Se você é jovem e quase não tem experiência profissional, o melhor é deixar sua formação acadêmica logo no começo do currículo.

Em seguida, coloque o resumo das suas qualificações e destaque os seus atrativos que tenham a ver com a vaga, sem mentir! 

As demais informações podem ser apresentadas em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.

Procure seguir um formato mais empresarial, não ultrapassando duas folhas e com fontes mais comuns, como a Arial ou a Times New Roman, com tamanho mínimo 10.

Vamos começar a fazer o seu currículo?

  • Address (endereço)
  • Phone (telefone)
  • Mobile (celular) 
  • E-mail
  • Objective (objetivo)

 

Aqui, é melhor ser direto e objetivo. Os olhos dos recrutadores brilham para candidatos que  sabem o que estão buscando. Importante: não precisa informar estado civil, religião, filiação ou documentos.

  • Personal information (dados pessoais)

 

Nesse campo, você pode usar os termos “Personal details” ou “Personal profile”. 

  • Academic/Educational background (formação educacional/acadêmica)

 

Os termos “Qualifications summary”, “Areas of expertise” ou “Educational background” também funcionam.

Nessa parte, um ponto de atenção são as siglas:

  • Graduado (bacharel) – B.A. ou B.S.
  • Mestrado – Msc
  • Doutorado – PhD

 

  • Professional background (experiência profissional)

 

Também funcionam: “Professional experience”, “Work experience”, “Positions held” e “Employment history”.

Aqui, você precisa incluir o nome da empresa, o tempo de contratação, o cargo em ordem cronológica decrescente e quais eram suas funções. 

Um termo legal de usar para mencionar as realizações que o destacam dos outros candidatos é “Major accomplishments”.

Mas, se for fazer isso, saiba que não é necessário começar frases com o pronome pessoal “I”. Seja conciso nas informações, destacando resultados obtidos.

Ao colocar os meses, lembre que eles devem vir abreviados: Jan, Feb, Mar, Apr, May, Jun, Jul, Aug, Sep, Oct, Nov e Dec.

Outras abreviações para se atentar: RH – HR (Human Resources); ONG – NGO (Non-Governmental Organization) e SAC – Call Center.

  • Languages and computer skills (idiomas e computação)

 

Aqui, você precisa saber que o nível de domínio da língua é determinado pelos termos:

  • fluent (fluente)
  • advanced (avançado)
  • intermediate (intermediário)
  • basic (básico)

 

Nada de dar migué aqui! Caso o idioma seja indispensável para a vaga, você terá que provar seu conhecimento por meio do teste escrito e da entrevista no idioma.

Se tiver conhecimento no pacote Office, você pode dizer que é “proficient user of MS Office”.

  • Extracurricular activities (cursos extracurriculares)

 

Informe somente o que tiver importância para a vaga em questão, indicando mês e ano. Poucos tópicos.

Como melhorar seu currículo em inglês

Agora que você já sabe como montar seu currículo, vamos te dar dicas preciosas para elevar o texto no idioma e deixar o currículo show de bola!

1. Evite tradutor online ou automático a todo custo

Se o seu inglês for básico, não tem nada de errado em pedir ajuda para um amigo que domine o idioma. Porém, se tiver condições, contrate um tradutor profissional.

2. Cuidado com traduções ao pé da letra 

É comum que, ao tentar traduzir alguns termos ao pé da letra, você cometa erros básicos. Cheque tudo muito bem. O Linguee pode te ajudar com isso.

3. Cuidado com a ortografia

Não confie cegamente no corretor ortográfico do Word ou do Google Docs. Um só errinho de digitação pode demonstrar desleixo. 

Se você não tiver certeza em relação à ortografia de uma palavra, consulte dicionários online. Como o currículo é o seu cartão de visita para o mercado de trabalho, todo cuidado é pouco!

4. Como usar números em inglês

Em inglês, eles utilizam pontos para separar decimais onde nós usamos vírgula e vice-versa.

5. Simple Past X Present Perfect

Independentemente do seu nível de inglês, é importante lembrar que o Simple Past é usado para relatar atividades concluídas, com a definição de tempo explícita ou implícita, como os seus cursos concluídos e cargos anteriores. 

Para descrever seu cargo atual ou projetos em andamento, fale no presente, o Present Perfect.

6. Escolha bem os verbos

Os melhores verbos para utilizar são aqueles de ação, que passam a imagem de realização ou iniciativa. Lembre-se deles ao montar seu currículo em inglês.

  • solve 
  • manage
  • carry out
  • accomplish
  • initiate
  • start
  • design
  • structure
  • decide

7. Palavras e expressões comuns

Fizemos uma lista de palavras e expressões que são bem importantes para colocar no seu CV em inglês:

  • Undergraduate student: aluno de graduação
  • Graduate student: aluno de pós-graduação
  • Internship: estágio
  • Position: cargo
  • Applicant: candidato
  • Career: carreira
  • Cover letter: carta de apresentação
  • Competences: competências
  • Skills: habilidades 
  • Strengths: pontos fortes
  • To be responsible for, to be in charge of: ser responsável por

Como você percebeu após ler este texto, quem fala inglês tem muito mais facilidade para montar um currículo em inglês do que quem não fala. 

Não espere perder uma vaga de emprego que você quer muito por não dominar o idioma, conheça o curso de inglês da Full English! Em apenas 12 meses, você sai craque. A gente garante. Clique aqui para saber mais!

 

Leia também:

 

Gostou? Compartilhe!