O que são os Níveis de Proficiência e como descobrir o seu

níveis de proficiência

Você sabia que existe uma referência definitiva para medir o nível de proficiência de alunos em diversas línguas?

Pois é! Esse é o Quadro Comum Europeu de Referência, popularmente conhecido como “CEFR”. Ele possui 6 níveis de proficiência determinados e vamos explicar todos por aqui.

Então se prepare e keep reading!

Nível A1 – Básico Iniciante

Esse é o primeiro nível de todos. Aqui, a pessoa consegue entender e expressar frases básicas, principalmente informações pessoais, como “eu tenho 23 anos” ou “eu estou bem”.

Na parte de Listening, há compreensão, desde que que o diálogo seja realizado de forma pausada e clara. No Reading, por falta de vocabulário e por não conhecer a estrutura de muitas frases, a leitura acaba sendo limitada.

Nível A2 – Básico Intermediário

Nesse nível, o vocabulário da pessoa já está um pouco mais amplo, o que ajuda na hora de formar frases e falar sobre objetos ou acontecimentos, mantendo um diálogo básico sempre que possível.

Aqui, a pessoa já compreende opiniões e tarefas, tanto escritas quanto faladas, além de contribuir para conversas dentro de assuntos com os quais ela já tem familiaridade.

Nível B1 – Falante Independente Básico

Chegamos aonde a independência começa. Nesse nível, a pessoa já interpreta textos um pouco mais complexos e conta sobre acontecimentos e expectativas. Além disso, pode participar, com limitações, de diálogos e discussões.

Nesse ponto, é possível se comunicar normalmente no dia a dia sobre assuntos com os quais a pessoa já tem familiaridade.

Nível B2 – Falante Independente Avançado

No B2, a compreensão e a produção aumentam mais ainda. Isso permite que conversas sejam geradas com naturalidade, mesmo quando a pronúncia é um pouco mais rápida ou não tão clara.

A compreensão de textos em diversos assuntos e gêneros também está presente e o aprendizado de algumas palavras por meio do contexto também começa a ser praticado.

Nível C1 – Proficiente Avançado

Entrando nos níveis mais avançados, começamos pelo C1. Nele, a língua já é tratada com mais naturalidade, com um vocabulário vasto e compreensão de temas mais difíceis, inclusive com nível técnico.

Isso se estende para a produção e compreensão escrita. Vários textos e gêneros são compreendidos e produzidos de forma natural, mostrando conhecimento das estruturas da língua.

Nível C2 – Domínio Pleno

E, finalmente, o nível mais alto de todos! No C2, a pessoa já é realmente fluente na língua. Nesse nível, há a compreensão de praticamente todas as informações recebidas, tanto em diálogos quanto em textos.

A produção mantém esse nível alto. A pessoa no nível C2 pode escrever textos complexos em vários gêneros, sempre com vocabulário avançado, estruturas corretas e pontuação impecável.

A Full English utiliza esses Níveis de Proficiência

É claro que a gente não deixaria algo tão útil de lado. Em nosso curso, utilizamos esses níveis certificados para acompanhar o progresso de cada aluno e manter sempre a evolução de todos, sem deixar ninguém para trás.

E aí, você sabe em qual nível está? Não deixe para depois, entre em contato conosco agora para descobrir e começar nosso curso. Com a Full, você sai do básico ao avançado em 12 meses com 3 garantias para certificar seu progresso!

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!